sexta-feira, 27 de maio de 2016

Natação

O que é a Natação?

A Natação é a capacidade que o Homem e os outros animais têm de se deslocarem através de movimentos efetuados em água, geralmente sem ajudas artificiais. A Natação é um atividade física recreativa e de competição.

História da Natação

O registo mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres, a cerca de 7000 anos atrás. Algumas das primeiras referências estão incluídas em obras históricas como a Epopeia de Gilgamesh, a Ilíada, a Odisseia, a Bíblia, Beowulf, e outras sagas.

Estilo de Bruços
No ano de 1538, Nikolaus Wymann, um professor alemão de línguas, escreveu o primeiro livro sobre natação "Der Schwimmer oder ein Zwiegespräch über die Schwimmkunst" (O Nadador ou o diálogo sobre a arte de Nadar). 
A natação de competição começou na Europa por volta do ano de 1800, na sua maioria utilizando o estilo bruços. 
Posteriormente, em 1873, John Arthur Trudgen, apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo crawl, que era usado pelos Índios Nativos Norte-Americanos, criando uma ligeira variante do mesmo. Devido a falta de aceitação dos britânicos pelos salpicos, Trudgen utilizou a pernada de bruços no lugar do batimento de pernas convencional do estilo crawl.
Estilo de Crawl
A natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, que foi realizado em Antenas, Grécia.
Finalmente em 1902 Richard Cavill introduziu o estilo crawl e em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA). O estilo mariposa foi desenvolvida na década de 1930, que no início surgiu como uma variante do estilo de bruços, até que foi aceita como um estilo distinto, em 1952.


Federação Internacional de Natação

Logotipo da Federação Internacional
de Natação
A Federação Internacional de Natação (FINA) é a entidade reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional responsável por administrar competições internacionais nos desportos aquáticos, a sua sede fica em Lausanne, na Suíça, tendo como presidente  Julio César Maglione, Uruguaio.
A FINA foi fundada em 19 de Julho de 1908 no Hotel de Manchester em Londres, no final dos Jogos Olímpicos de Verão de 1908, pelas federações Belgas, Britânica, Dinamarquês, Finlandês, Francês, Alemão, Húngara e Sueca.
  

Logotipo da Federação
Portuguesa de Natação

Federação Portuguesa de Natação

A Federação Portuguesa de Natação (FPN) é a entidade coordenadora da pratica desportiva da natação em Portugal, federando vários clubes e associações, promovendo o ensino e a prática da natação nas suas diversas disciplinas: Natação Pura, Natação Adaptada, Pólo Aquático, Saltos, Natação Sincronizada, Águas Abertas, Masters e Mergulho Aquático. 





Vitor Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário